Ciências Sociais e Naturais

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016

Código: MP1C10017
Sigla: CSN
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE1C 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria Leonor da Graça Saraiva
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz
Corpo docente: Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida
José Miguel Freitas
Maria Leonor da Graça Saraiva

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Revela possuir conhecimentos científicos, usando-os adequadamente para conhecer o meio natural e social e na análise e discussão de problemas que inter-relacionam o mundo natural com o social.
Utiliza uma linguagem científica apropriada ao contexto educativo, distinguindo o discurso científico do discurso do senso comum.
Reconhece a importância da utilização dos instrumentos concetuais e metodológicos das ciências para o conhecimento dos contextos de vida dos alunos.
Problematiza e argumenta fundamentadamente sobre as potencialidades e limitações da intervenção humana no meio natural e social recorrendo ao conhecimento científico disponível.
Analisa situações controversas relacionadas com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Integra os valores ecológicos, éticos e estéticos no seu discurso e nas suas práticas.
Utiliza adequadamente tecnologias, suportes e instrumentos de comunicação e informação.

Programa

Ambientes e desenvolvimento sustentável:
- Ambientes naturais e sociais: relações e características comuns e distintivas;
- Impactes das atividades humanas no ambiente;
- Análise de problemáticas controversas dos pontos de vista político, económico, social, científico e tecnológico.

Democracia e cidadania:
- Organização e distribuição da população e dos recursos – gestão de recursos para o desenvolvimento sustentável dos países e das regiões;
- As instituições e os seus papéis na organização política das sociedades;
- Diferenciação social/cultural - a Inclusão social e a redução das desigualdades.


Métodos de Ensino

Esta unidade curricular visa a consolidação dos conhecimentos científicos já adquiridos sobre o funcionamento dos sistemas naturais e sociais de modo a desenvolver as capacidades de pesquisa e investigação dos estudantes, em particular, as capacidades de comunicação e argumentação face a problemas reais quer se situem a nível local quer a nível mundial. Procurou-se centrar o programa em torno de conteúdos integradores, associados à educação para a sustentabilidade de modo a proporcionar o desenvolvimento de competências transversais às ciências naturais e sociais que incutem o reconhecimento da necessidade formativa na intervenção cidadã.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

As metodologias adotadas centram-se na atividade das/os estudantes. A diversidade de processos de trabalho visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos e desenvolverem as capacidades, atitudes e valores conducentes a uma sólida formação em torno de questões relevantes no âmbito das ciências naturais e das ciências sociais.
O recurso a atividades laboratoriais e a casos reais para estudo e trabalho são metodologias que se centram no estudante e tornam possíveis a reflexão, partilha e discussão sobre os temas abordados, criando assim as condições favoráveis para os estudantes mobilizarem na prática linguagem científica apropriada, capacidade de análise e argumentação.

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho das/os estudantes. O trabalho autónomo realizado pelos alunos será evidenciado nas atividades das horas de contacto e no trabalho de grupo apresentado. A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalho de grupo sobre um caso real em estudo 50%; participação individual 10%.
As/os estudantes que não participem no regime de avaliação contínua, realizarão um exame final elaborado nos moldes dos testes da unidade curricular.

Bibliografia

Daveau, S. (2003). O ambiente geográfico natural. Lisboa: Sá da Costa.
Cañal, P. (2008). El cuerpo humano: una perspectiva sistémica. Alambique, n.º 58, pp.
8-22. Barcelona: Graó.
Dgotdu (2000). Guia Europeu de Planeamento para a Agenda 21 Local – Como Implementar o Planeamento Ambiental a Longo Prazo com Vista à Sustentabilidade. Lisboa: DGOTDU
EU (União Europeia), http://europa.eu/index_pt.htm
FAO (Food and Agriculture Organization), http://www.fao.org/home/en/
Ferguson, Nail (2012). Civilização – O Ocidente e os outros. Porto: Civilização Editora
OCDE. (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), http://www.oecd.org/
ONU (Organização das Nações Unidas), http://www.un.org/
Santos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente. Lisboa: Gradiva.
Casa das Ciências, http://www.casadasciencias.org/

Observações


Em todas as sessões presenciais a assiduidade obrigatória é de 75%. Aconselha-se o acompanhamento das atividades através da página da UC na plataforma interativa moodle. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%.
As/os estudantes com estatuto especial só precisam de estar presentes em 50% das aulas, desde que acompanhem as atividades. Estas/es estudantes deverão negociar com o docente responsável a concretização da avaliação conforme o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação (nº 2 do art. 11º).

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